quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Quanto cobrar pelo serviço?

Muitos nos perguntam quanto cobrar por um determinado serviço, mas acredito que isso seja algo muito pessoal de cada profissional da área.
Alguns, por exemplo, preferem cobrar pelo tipo de serviço prestado ao cliente. Em uma visita, o técnico identifica que o problema é apenas o cabo de energia solto da tomada (por incrível que pareça é algo que acontece), então ele decide cobrar apenas um valor simbólico de R$10,00, achando coerente pelo serviço prestado. No mesmo caso, outro técnico prefere cobrar o valor combinado pela visita R$ 70,00.


Manutenção

Quem está certo?
Difícil dizer. Aquele que cobrou R$ 70,00 tem seus motivos, como deixar de ganhar com outro atendimento no mesmo horário, enquanto que o outro alega que não tem como cobrar por algo que não fez. No meu caso, a primeira opção acho a mais justa, ou seja, cobrar o serviço combinado, pois como foi dito posso estar deixando de ganhar se estivesse atendendo outra pessoa, por este motivo, acredito que independente do motivo e do problema o que é combinado com antecedência não sai caro. E nem vai causar problemas futuros.
Aconselho a você criar uma tabela de preços pelos diversos tipos de atendimento que fará como: residencial simples, residencial com rede, comercial com rede básica e comercial com rede complexa.


 
Manutenção de Notebook

Nós devemos, também, ter em mente que temos que estar sempre atualizados, pois em nossa área sempre haverá recursos novos no mercado.   Também não podemos nos esquecer de ter um material de trabalho adequado: programas, ferramentas, alguns acessórios como fonte extra, pente de memória, placa de vídeo, multímetro, cabos de conexão, HD sobressalente e pen drive. Falando em ferramentas temos vários tipos no mercado, basta procurar a que convém, com acessórios adequados ao trabalho, não esquecendo das pinças, alicates, chaves de boca, philips e de fenda.
 
Kit de Ferramentas para Manutenção
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...