terça-feira, 8 de outubro de 2013

O QUE É VIRTUALIZAÇÃO

Atualmente muitas pessoas falam de virtualização, mas poucas sabem realmente o que é isso e quais são as vantagens e desvantagens de utilizar este recurso em servidores e até mesmo em computadores domésticos.

Virtualização é substituir um desktop/servidor físico devidamente montado e com sistema operacional e transportar para uma VM (máquina virtual), preservando todas as suas características. Você terá uma única máquina para substituir seu ambiente de produção ou no caso dos usuários domésticos, para criar um ambiente de testes e poder utilizar vários sistemas operacionais em uma única máquina, não consumindo um alto nível de CPU e memória.

Existem hoje diversos softwares que fazem esse trabalho, mas ainda faltam profissionais qualificados para trabalhar com essa tecnologia.

Podemos ter em um servidor diversos servidos rodando, como DNS, Firewal, Proxy, na plataforma Linux e um sistema de gestão que roda na plataforma Windows na mesma máquina, utilizando apenas máquinas virtuais.

A vantagem de utilizar a virtualização é que podemos economizar consideravelmente em hardware e sem virtualização é preciso investir em 2 ou até 3 servidores para rodar aplicações diferentes, mas com um software de virtualização utilizamos apenas uma máquina.

Conheça os três tipos básicos de virtualização:
  • Virtualização de Hardware -> Podemos utilizar vários sistemas operacionais na mesma máquina.
  • Virtualização de Apresentação -> Permite que uma máquina sem HD utilize um sistema operacional inteiro, somente através da rede, rodando uma máquina virtual instalada em outro PC.
  • Virtualização de Aplicativos – > É semelhante, porém permite a utilização de um ou mais usuários com o mesmo software, sem conflitos entre drivers e dll’s.
A virtualização está cada vez mais presente no mercado de tecnologia, proporcionado para as empresas uma importante redução na aquisição de novos equipamentos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...