segunda-feira, 7 de outubro de 2013

COMO ALTERAR A ORDEM DE BOOT NO LINUX

Atualmente é muito comum utilizarmos dois sistemas operacionais (Linux e Windows) na mesma máquina. Como padrão o Linux cria um sistema de inicialização Grub, para o usuário escolher qual sistema prefere. Nesse post vou mostrar como fazer a troca, colocando o Windows como primeiro sistema.

Vamos utilizar a versão Ubuntu do Linux, pois é a distribuição mais usada agora. O processo é como nas outras distribuições, alterando apenas os caminhos.

Precisamos instalar um programa chamado “startupmanager” para fazer as alterações. Entre no instalador de pacotes do Ubuntu pelo modo gráfico e faça a instalação do software.


Abrindo o software vamos encontrar duas guias. Clicamos em ” Boot Options” e logo após escolhemos o sistema operacional padrão, que vai mostrar todos os sistemas instalados em nosso computador.



Basta reiniciar o sistema e a inicialização padrão será o Windows, mas caso você seja um usuário com mais experiência em Linux, pode fazer esse mesmo processo via modo texto, sem instalar nenhum programa, como vou explicar abaixo.

Acessamos o modo texto através do comando CTRL+ALT+F2 e inserimos o login root e a senha.

Digitamos os seguintes comandos:

cd /boot/grub -> para acessar a pasta de inicialização do sistema.

vim grub.cfg | grep menuentry -> para visualizar e editar o arquivo.


Observe na imagem acima que o Linux listou todos os sistemas instalados em ordem… verificamos que o Windows é o número 4, memorize este número!

Utilizamos a seguinte linha de comando para alterar a ordem de inicialização:

sudo vi / etc / default / grub

Na linha GRUB DEFAULT trocamos o número 0 pelo 4, já que o Windows foi listado como quarto sistema.

O Windows passa a ser o sistema padrão do computador e devemos apenas atualizar as alterações no sistema de inicialização do Linux através do comando: sudo update-grub
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...