quinta-feira, 19 de setembro de 2013

LCD, PLASMA ou LED, o que significa na hora da compra?

Atualmente, uma grande quantidade de siglas tem invadido a vida dos usuários. E quando nos referimos a monitores e TVs, você sabe o que cada um desses nomes, muito citados em comerciais, quer dizer?
Durante muitos anos os monitores e televisores foram fabricados com tecnologia CRT — cathode ray tube, que em português significa “tubo de raios catódicos” — que possuem desvantagens como o maior consumo de energia, o tamanho desproporcional e alguns monitores feitos com material radiativo, como o tório que pode causar danos à saúde quando são descartados de forma irresponsável.
O display de cristal líquido — LCD (em inglês liquid crystal display) foi a primeira tecnologia na evolução dos monitores. O display é constituído de minúsculas células onde pode ser aplicado um campo magnético ao líquido presente no fundo da tela. Uma lâmpada fluorescente fica acesa o tempo todo e os cristais controlam o fluxo de luz que deve passar para a tela. Entre suas vantagens está a leveza, a portabilidade, o custo na fabricação em larga escala e o baixo consumo de energia elétrica, o que lhe permite um uso maior em equipamentos portáteis como monitores desktop, laptopssmartphones, dentro de cockipts de aeronaves, relógios e até calculadoras.
Em 2008 as vendas mundiais de televisores com telas de LCD superaram a venda de CRT. Uma desvantagem é o ângulo limitado a uma visão perpendicular (90º), sofrendo com o problema da tela preta ao se afastar lateralmente, embora isso aconteça apenas em modelos mais antigos. Hoje, a maioria dos monitores de LCD chega a 178º de visão.
Uma tela de plasma é um dispositivo baseado na tecnologia de painéis de Plasma Display Panel (PDP), que sofreu avanço de tecnologia com a chegada da televisão de alta definição (HDTV). O funcionamento baseia-se na ionização de gases nobres (plasma) contidos em minúsculas células revestidas por fósforo. Na prática, isso significa que uma TV de LCD emite mais luz, e uma TV de plasma tende a ter uma imagem mais opaca quando colocada em lugares externos e em ambientes mais iluminados. Mas uma TV ou monitor de plasma apresenta cores mais vivas e são perfeitas para um ambiente home-theater.
A LED TV ou monitor é uma tecnologia que consiste no uso de emissor de luz mais econômico e com melhor definição de imagem que a de um LCD. Essa tecnologia consiste em se trabalhar com diodos emissores de luz, que ao contrário do LCD, emite iluminação das laterais para o centro. A economia com um monitor de led é 40% maior que de um LCD. As cores são mais ricas e apresentam melhor contraste. O fato é que a TV/monitor de led apresenta recursos cada vez mais atraentes como entrada USB, portas HDMI e até HDs — antes presentes somente em equipamentos para uso em PCs —, com isso as duas plataformas TV e MONITORES estão cada vez mais unidas e em breve compraremos como sendo uma coisa só, de acordo com nossa necessidade,  seja para utilizar como monitor de computador ou como televisão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...