quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dicas de Hardware – Parte 2 – Placa Mãe

Os primeiros modelos de placa mãe serviam apenas para a comunicação entre os componentes, ou seja, mais uma placa sem vida própria. Com o tempo, a tecnologia permitiu aos fabricantes fazerem placas cada vez mais poderosas. Hoje a placa mãe tem um papel fundamental na performance do computador.
Podemos encontrar placas totalmente onboard e placas totalmente offbord, como veremos abaixo:
Placa mãe onboard
Uma placa mãe com todos os componentes onboard  é mais comum nos computadores atuais e possuem placa de vídeo, som, rede e etc, soldados aos circuitos da placa mãe. Estes componentes utilizam processador e memória da própria máquina.
Placa mãe offboard
As placas do tipo offboard são bem mais poderosas pois possuem muito mais recursos e todo o processamento e memória é utilizado apenas na placa mãe. Todos os componentes offboard possuem processador e memória própria, isso faz com que o computador tenha uma performance muito mais elevada.
Componentes da placa mãe:
A placa mãe é basicamente composta por 7 camadas soldadas , onde localizam-se as trilhas de solda. Cada camada é responsável por uma categoria de trilhas.
Uma placa mãe tem diversos capacitores de alumínio para reter energia elétrica enquanto a placa mãe está ligada a energia elétrica.
BIOS
O BIOS é o componente da placa mãe que armazena todo o software básico utilizado para inicializar a placa mãe e testar todos os dispositivos de hardware, antes de iniciar o Sistema Operacional.
Dentro do BIOS existe um software chamado SETUP, que tem a função de configurar todas as opções da placa mãe. O relógio do computador funciona a partir de um software chamado CMOS , que está alocado dentro do BIOS também.
Barramentos:
São componentes da placa mãe utilizados para interligar diversos elementos da placa e conectar componentes offboard. Os barramentos evoluíram muito com o passar do tempo, permitindo o uso de elementos cada vez mais poderosos, como placa de vídeo, rede, entre outros.
Você pode conhecer cada barramento acessando o post sobre barramentos.
Soquete de Memória
Um componente utilizado para a conexão dos módulos de memória RAM. Existem vários tipos de memória RAM. Cada tipo tem um soquete e uma pinagem específica. A quantidade de bancos define a quantidade máxima de memória que uma placa mãe suporta.
Soquete do Processador
O processador é conectado em um compartimento chamado Soquete. Ele possui uma furação ou pinagem específica de cada processador. Esta pinagem transmite os sinais elétricos do processador para a placa mãe.
Esses são os principais componentes de uma placa mãe! Espero que tenham gostado do post!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...