sábado, 21 de setembro de 2013

Conheça a anatomia de um disco rígido

O disco rígido ou HD é o componente responsável pelo armazenamento permanente das informações no computador. Ele é formado por um conjunto de peças de alta tecnologia, fornecendo cada vez mais capacidade de armazenamento e velocidade na transmissão de dados no computador.
Como é uma combinação de componentes eletrônicos que fazem o armazenamento e transmissão das informações, não pode ser aberto de forma alguma, pois qualquer partícula de sujeira pode danificar o disco. Um disco é formado por diversos componentes internos e externos e cada um possui uma função específica.
Atualmente podemos encontrar HD’s que trabalham com duas interfaces de discos circulando no mercado: IDE (mais antigo) e Serial ATA (padrão novo). Essas interfaces definem principalmente a velocidade de transmissão do disco.

                                                               IDE /SATA
Componentes externos:
Placa Lógica: responsável por controlar todo o funcionamento do disco. Encontramos nela alguns chips que fazem este trabalho, cada um com uma funcionalidade diferente. Exemplo: chip que controla a entrada e saída de dados, outro que controla o motor do disco, o que determina o tamanho do disco e assim por diante… cada circuito possui uma função específica.

Na placa lógica existe um chip muito importante chamado RAM ou buffer. Este chip tem extrema  importância  para o desempenho do disco, pois ele armazena todas as informações que vão entrar ou sair do disco , aumentando em uma grande escala a taxa de transferência entre HD e PC.
Motor do disco: determina a velocidade de rotação dos pratos que estão dentro do disco. Hoje temos motores que trabalham com uma velocidade de 5400, 7200 e até mesmo 10000 RPM. A velocidade de rotação do motor determina a velocidade em que os dados são lidos e gravados no disco.

Pratos: dentro do disco vamos encontrar basicamente 3 discos… podem ter até mais, dependendo da marca e modelo do HD. A função é gravar magneticamente os dados em formato binário. Os disco são divididos em trilhas setores e clusters , onde os dados são armazenados e organizados.

Cabeça de Leitura e Gravação: o  HD possui braços que fazem a leitura e gravação dos dados no disco,  como os toca discos de vinil , com uma agulha que lia o disco. A diferença é que o braço não toca no disco, ele faz a leitura magneticamente.

Espero que tenham gostado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...