domingo, 1 de setembro de 2013

COMO INSTALAR UM NOVO CONTROLADOR DE DOMÍNIO NO WINDOWS 2003 SERVER

Olá! Hoje vou iniciar uma série de posts sobre o Windows 2003 Server, o servidor mais comum da Microsoft. Esse sistema é utilizado por 80% dos administradores de rede, apesar de já estar disponível a versão 2012.



O Windows 2003 Server é conhecido como o sistema mais utilizado na administração de um servidor DNS. Vamos entender o que é DNS? É um protocolo da rede que tem a função de fazer a resolução de nomes na rede, ou seja, transformar nomes em ip’s.

Quando instalamos um novo controlador de domínio no Windows 2003, devemos ter um servidor DNS disponível na rede e caso não exista este servidor, podemos configurar através da instalação do Active Directory (AD).

Para instalar o controlador de domínio devemos seguir os seguintes passos:
Clicar em iniciar / executar
Digitar dcpromo

A tela de instalação:



Clicamos em avançar e após o sistema perguntar qual zona vamos criar, selecionamos primária, pois é o primeiro domínio que estamos criando.




O próximo passo é dar um nome para nosso domínio, como: microcamp.com.br



Logo após informamos qual arquivo vai guardar as configurações.




O próximo passo é permitir ou não a atualização do controlador. É importante permitir, pois o administrador não precisa atualizar periodicamente o sistema.



Após isso é só concluir a instalação!


Pronto, controlador de domínio instalado! No próximo post vamos dar continuidade a configuração de um servidor completo, utilizando o Windows 2003.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...