sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cinco dicas de segurança para trabalhar com hardware

Ao trabalhar com o hardware do computador ou qualquer outro equipamento eletrônico, devemos tomar algumas precauções. Pensando nisso, aí vão cinco dicas de segurança para evitar dores de cabeças futuras, tanto por danos no equipamento, quanto por eventuais choques, arranhões ou cortes.
1.   Sempre que for realizar a manutenção, limpeza ou mesmo abrir o aparelho só por curiosidade, retire o equipamento da tomada. Em alguns casos, apenas desligar o aparelho não é suficiente para se livrar de uma descarga elétrica. Então se previna!
2.   Cuidados com as placas. Na parte de trás das placas, principalmente da placa-mãe, há pontos de solda que podem cortar, arranhar ou perfurar a pele. Não precisamos também evitar as placas, até porque elas são maioria dentro dos equipamentos eletrônicos, mas ter cuidado ao manejá-las é recomendável.
3.  Eletricidade estática. Não são todos os técnicos que possuem uma pulseira anti-estática, muito menos temos condições de sempre levar uma ao fazer a manutenção na casa de nossos clientes, então algumas dicas são importantes quanto as descargas de eletricidade estática:
  • Tocar na parte metálica do gabinete pode descarregar nossa eletricidade estática;
  • Evite tocar diretamente nas placas, pois a descarga pode danificar o equipamento. Segurar pelas bordas pode ser uma boa saída. Esta dica serve também para as Memórias RAM;
  • Segure o HD pela carcaça ou capa (quando houver);
  • Não toque nos contatos metálicos do processador. Sempre segure pelas bordas.
4.  Capacitores são frágeis (outras peças também). Muito cuidado ao fazer força para colocar ou retirar um componente, ou até na hora de fixar a placa-mãe. Se a peça ou a chave que estamos utilizando deslizar e pegar em alguma parte de nosso aparelho, podemos quebrar algum componente (normalmente capacitores são arrancados). Devemos fazer o trabalho com firmeza e atenção, pois algumas peças precisam de uma certa pressão para conectar ou desconectar, mas força em demasia pode quebrar algo ou até mesmo machucar as mãos.
5.  Limpeza. Evite panos molhados ou úmidos. A umidade pode causar curtos circuitos e ferrugem nas placas e peças, inclusive no gabinete. Pano ou flanela secos são a melhor pedida para as partes externas do gabinete. Para o interior utilize um pincel grosso.
Acha que faltou algo? Não concorda com alguma coisa? Ficou alguma dúvida? Comente!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...