terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Notebooks com Chrome OS chegam em 2011, mostra Google

Cr-48 Chrome Notebook tem tela de 12,1", 3G integrado e bateria com duração estimada em 8 horas e não tem HD
Foto: Divulgação


O sistema operacional Chrome OS, do Google, será lançado oficialmente em máquinas da Acer e da Samsung em meados de 2011, mas o buscador vai distribuir computadores sem marca para empresas, consumidores e desenvolvedores interessados em testar o sistema.
O anúncio foi feito por Sundar Pichai, vice-presidente de produtos do Google, em um encontro com a imprensa norte-americana na tarde desta terça-feira. "O Chrome OS não é nada além da web", explicou. "Vamos entregar uma experiência simples, segura e deliciosa."

O Chrome OS se baseia no navegador Chrome (que já tem 120 milhões de usuários em todo o mundo - há seis meses, eram 70 milhões) e na loja de aplicativos Chrome Web Store, que estará disponível a partir de hoje aos usuários do Google nos Estados Unidos.
Em demonstrações feitas pela equipe de Pichai, o Chrome OS tem maior velocidade na hora de ligar, entrar em modo de espera e retorno do stand-by. A conexão à web, por 3G ou Wi-Fi, nunca é perdida. Aplicativos instalados no Chrome em uma máquina com o sistema do Google sincronizam com aqueles instalados no Chrome de um PC ou Mac.
Cada usuário da máquina tem um perfil de uso, e um modo de convidado abre automaticamente o estado "incógnito" do Chrome, sem gravar dados e respeitando a privacidade do usuário. E será possível enviar para impressão documentos de qualquer lugar ¿ basta a impressora estar conectada a uma rede. Segurança será algo também integrado ao sistema, com atualizações automáticas e sem serem percebidas pelo usuário.
Nos Estados Unidos, o Google terá uma parceria com a operadora Verizon Wireless para fornecer internet 3G para máquinas com Chrome OS, com 100 mb de dados grátis por dois anos (e planos de US$ 9,99 ao mês, sem contrato de usuário).
"O Chrome OS é um trabalho em andamento. É incrível, mas não está pronto ainda. A impressão está em beta ainda, precisamos aprimorar o desempenho", explicou Pichai. "Em meados de 2011, Acer e Samsung vão lançar notebooks com tecnologia Intel", afirmou. "E outros fabricantes virão em sequência".
Entretanto, o Google vai distribuir um notebook sem marca (chamado de CR-48) para desenvolvedores, usuários finais e empresas para testar o Chrome OS. As máquinas vêm com tela de 12,1 polegadas, 3G integrado e bateria com duração estimada em 8 horas e, curiosamente, não têm disco rígido e teclas de Caps Lock e de função. Para distribuir as máquinas, o Google fará concursos entre usuários no Facebook, no site do Chrome (http://www.google.com/chromeos) e no YouTube (/googlechrome).
Na ocasião, o Google revelou também a Chrome Web Store, sua loja online de aplicativos integrada ao navegador Google Chrome. Além de games, a loja virtual também venderá aplicativos de notícias do jornal New York Times e da National Public Radio.

Fonte: Terra.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...