terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Google vai responder antes do usuário perguntar, afirma VP da empresa

Essa semana o Google reiterou o foco na oferta de resultados de busca antes de o usuário saber o que quer.

Durante o LeWeb, evento realizado em Paris essa semana, Marissa Mayer, vice-presidente dos serviços de localização do Google, reafirmou que a empresa desenvolve um método para oferecer respostas antes  dos internautas digitarem qualquer termo na caixa de buscas do site.
“O conceito é “empurrar” resultados para os usuários”, diz Mayer durante entrevista conduzida no palco do evento. “Trata-se da aplicação de soluções de geo-localização associadas aos hábitos de busca. No ambiente do navegador e em uma barra lateral saberemos por onde as pessoas navegaram na web e, com base nessas informações, lhes daremos as respostas. Mas o desafio em termos de tecnologia, é imenso”, completou Mayer.
“Em um computador desktop”, diz Mayer, ”esses resultados adicionais deverão ser exibidos em um painel, na forma de um pop up, de maneira a completar a navegação. Já em navegação conduzida a partir de dispositivos móveis, o Google irá se servir das informações referentes à localização do usuário”.
“Poderemos saber onde está a próxima informação relevante para aquele usuário”, continua, Mayer. “Se estiver em um restaurante, quem sabe seja o menu ou um menu de informações sociais sobre o local. Trata-se da fusão de informações explícitas e implícitas”.
Eco
As afirmações de Mayer casam com declarações do CEO da Google, Eric Schmidt, dadas em setembro.

Durante a abertura do TechCruch Disrupt, realizado em San Francisco, na Califórnia, Schmidt disse que ,no futuro,  a tecnologia de busca do Google será autônoma. Schmidt declarou a aproximação do grupo a um tipo de tecnologia que permite antever o comportamento do usuário e oferecer resultados com base nessas informações.
É certo afirmar que o Google e seu rival, o Bing (sistema de buscas da Microsoft), têm feito avanços consideráveis nos últimos doze meses. Entre os exemplos estão o Goggles (software que realiza buscas na internet com base em imagens fornecidas por usuários) e o Instant Search. Mas daí para a busca autônoma, uhá ma distância razoável e uma mudança no escopo do serviço.
Híbrido
O sistema de busca autônomo levaria em consideração as experiências passadas do usuário e seu apreço ou descontentamento com determinados serviços e produtos junto com os recursos de geo-localização .
“Pode soar como ficção científica. Partir do princípio de que a tecnologia pode ajudá-lo a encontrar algo que você não está procurando no momento mas no qual tem interesse”, disse Augie Ray, um analista do grupo Forrester em uma entrevista anterior. “A combinação de informações sobre os usuários e suas experiências passadas, suas opiniões, ações e ações, pode resultar em um produto de alto valor para as pessoas”.

Sharon Gaudin

Fonte: UOL.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...